MNPEF

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, em nível de Mestrado Profissional, faz parte do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) que iniciou suas atividades no ano de 2013. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), também responsável por sua coordenação.

O Programa está presente em 62 polos espalhados por todas as regiões do Brasil, abrangendo tanto as capitais quanto as cidades afastadas dos grandes centros. Sendo, portanto, um mestrado em rede nacional, a UFPA, por meio de seu Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), é uma das IES que compõem o conjunto de polos onde estão sediadas as atividades do Programa. O curso tem duração prevista de 24 meses, podendo ser estendida por até 6 meses.

O objetivo do Programa é a capacitação de professores de Física que já estejam atuando, principalmente, na Educação Básica. De modo que possam aprimorar seus conhecimentos teóricos acerca de Física e dos processos de ensino aprendizagem que envolvem a prática docente, contribuindo com o desenvolvimento de propostas inovadoras para o ensino de Física em sala de aula. Por meio da apropriação de recursos multimídia, tecnológicos, computacionais, entre outros.

O MNPEF está organizado em duas Áreas de Concentração – Física na Educação Básica, organizada em duas Linhas de Pesquisa: 1) Física no Ensino Fundamental; 2) Física no Ensino Médio, e a Área de Formação de Professores de Física em Nível de Mestrado, com a Linha de Pesquisa: Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. 

Para mais informações, visite a página do programa através do endereço http://mnpef.propesp.ufpa.br.